
Operação Capa-Gato

O que é c.e.d.?
C.E.D. - Capturar, Esterilizar e Devolver ou, do inglês, T.N.R - Trap, Neuter and Return
Fonte: Community Cat
O C.E.D. nada mais é do que um método de controle populacional específico, eficiente e não cruel para os animais de rua (e semi-domiciliados também!).
Nasceu na Inglaterra através da ativista Ruth Plant na década de 1950 para combater o controle populacional através da eutanásia (morte) dos animais. E, desde então, tem sido uma ferramenta muito importante utilizada por ativistas, governantes e ONGs em todo o mundo para controlar a população de cães e gatos nas ruas.
É considerada pela ASPCA (Sociedade Americana para Prevenção de Crueldade Contra Animais) o "método mais humano, efetivo e economicamente viável para controlar e reduzir a população de felinos pelas ruas”!
Antes de tudo, é importante que você entenda que quando falamos de C.E.D. com gatos de rua, estamos lhe dando com animais ariscos ou ferais em sua grande maioria. Ou seja, são animais muito assustados, beirando a retornar ao seu estado selvagem. Isso significa dizer que um pico de estresse muito grande comprometeria o seu bem estar e, muito provavelmente, a sua saúde, podendo levar até à morte. Pensando nisso, o protocolo foi criado para minimizar o estresse desses animais durante todo o processo, desde a captura até a devolução.
O protocolo consiste basicamente em três etapas, que devem ser cumpridas num prazo de 24 horas:
1) A captura - Deve ser através de armadilhas próprias que não os machucam ("gatoeira"/ armadilha Tomahawk* ou uma Drop Trap*), feito de preferência por um pessoal treinado.